sexta-feira, 16 de novembro de 2018

“Infiltrado na Klan”: a nova obra de Spike Lee que fala sobre o racismo.

Descrição para cegos: Capa do filme "Infiltrado na Klan", do diretor Spike Lee. Na imagem, os dois personagens principais da trama. O policial negro Ron Stallworth, e seu companheiro de trabalho, o policial Flip Zimermman. 
                                                                                                                                            Por Manoel Holanda

       Considerado um dos diretores mais consagrados de toda a história, Spike Lee atingiu o sucesso numa época onde os negros não eram representados nem tinham voz nos cinemas de Hollywood. Se tornou um ícone, um símbolo de resistência, e produziu inúmeras obras que abordavam questões sociais e raciais.
       Agora, após alguns anos sem produzir algo novo, Spike Lee está de volta trazendo à tona um dos filmes de maior relevância no mundo inteiro. Baseado no livro Black Klansman, “Infiltrado na Klan” foi apresentado na 42º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, mas só chegará aos demais cinemas do mundo no dia 22 de novembro.
       O filme contará a história de um jovem policial americano, que, após ver um anúncio de jornal sobre a Ku Klux Klan (uma seita racista e criminosa que ganhou força no século 19 devido a um conjunto de leis segregacionistas nos EUA), decide investigar o grupo, para impulsionar a sua carreira de detetive. Só tem um detalhe: O policial é negro, e terá que contar com o apoio de um companheiro de trabalho para infiltrar e identificar possíveis ataques da organização criminosa americana.
       Apesar do filme ter seus momentos engraçados, o ponto principal a ser destacado em Infiltrado na Klan é a sua capacidade de dialogar em duas épocas distintas. O obscuro passado racista, alinhado aos acontecimentos da atualidade. Infiltrado na Klan também servirá para refletir e discutir como a própria indústria de Hollywood tem encarado a luta dos negros em busca de uma democracia racial também no mundo das celebridades.

      O filme veio na hora certa, em um momento em que vemos o ódio e o racismo ganhar força em muitos lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil. O final do longa traz cenas reais, de recentes manifestações neonazistas, e que reforçam esse sentimento de medo, nos fazendo sair com a certeza de que o mundo ainda é perigoso e que a estupidez humana ainda assusta. Uma das maiores criações de um dos mais relevantes diretores de todos os tempos. 

Um comentário:

  1. Desde que vi o elenco imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos de Hollywood, como Adam Driver. É espectacular, superou as minhas expectativas, adoro os filmes de Adam Driver, considero que é um excelente ator, o vi em Lucky Logan Roubo em Família, adorei! Já a viste? Este filme é um dos melhores que estreou em 2017, se você quise assistir um de os melhores filmes de comedia eu recomendo! É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve.