quarta-feira, 12 de abril de 2017

Baía da Traição realizará festival Potiguara

Descrição para cegos: a imagem do cartaz do evento. No centro, o nome Festival Indígena Potiguara e o local: Baía da Traição-PB. Um pouco abaixo, o período (19 a 23 de abril de 2017) e a frase: “Venha descobrir o universo potiguara”. Em seguida, as atividades que acontecerão: “esporte, gastronomia, educação, artesanato, shows musicais, exibição de filmes e muito mais”. Por fim, a marca da Prefeitura Municipal de Baía da Traição. O cartaz tem como base uma série de ilustrações imitando desenhos da arte indígena primitiva e, em torno da marca do evento, que reproduz uma máscara ritualística dentro de um losango, penas de várias larguras e tamanhos.

Por Elizabeth Souza

Conhecida por ser a etnia-tupi que mais resistiu aos ataques portugueses na época da colonização, os índios potiguaras serão temática de festival a ser realizado em Baía da Traição, o sexto município brasileiro com maior percentual de população indígena.
A abertura do evento acontecerá na próxima segunda-feira, às 10 horas, e será realizada nas ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, padroeiro dos Potiguaras, na Vila São Miguel.


A programação se estenderá até o domingo, semana de comemoração do Dia do Índio, e terá suas atividades realizadas na Praça José Barbosa.
Realizado pela Secretaria de Turismo de Baía da Traição, o Festival Indígena Potiguara também conta com a parceria da UFPB, das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Esporte, gastronomia, educação, artesanato, fotografias, shows musicais e exibição de filmes farão parte da programação.
De acordo com o Secretário de Turismo de Baía da Traição, Aluízio Lorena, o evento é de fundamental importância para que mais pessoas tenham acesso à cultura potiguara. “Estamos conscientes de que com esse festival estamos resgatando a cultura indígena potiguara, na semana em que comemoramos o Dia do Índio”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.