sexta-feira, 13 de março de 2015

Um racista negro

Descrição para cegos: a imagem mostra o ator Marcello Melo, no canto esquerdo. No canto direito, a postagem racista que ele compartilhou no Instagram.

Por Marijane Mendes

O ator, cantor e compositor, Marcello Melo Júnior, postou recentemente em seu Instagram (@marcellomelojr) a foto de uma mulher negra, expondo e ridicularizando a imagem dela. Com 7.164 curtidas e 999 comentários, Marcello foi elogiado e apoiado pela maioria de seus seguidores. Essa foi a primeira ridicularização de uma mulher negra que o ator deu início naquela noite.
Se sentindo encorajado diante de várias mensagens de apoio à publicação, o ator fez um print de um comentário de manifestação contrária da advogada Laura Astrolábio e postou como foto na mesma rede social menosprezando a opinião da advogada. Essa foi a segunda exposição negativa de mais uma mulher negra.
Laura em sua página do Facebook, Status de Relacionamento, fez uma publicação direcionada ao ator Marcello Melo deixando clara sua indignação diante do que foi escrito por ele. Outras mulheres manifestaram solidariedade à advogada e, em resposta, receberam os seguintes insultos do ator: “Vai se f.. feia pra c...! Horrível você. Feia e ridícula” e “Vai caçar marido! Mau comida não.. pq ninguém deve comer vocês”. Assim temos a terceira ridicularização a mulher negra cometida pelo global, agora com fortes elementos de misoginia.

Diversas ativistas negras resolveram não se calar e partiram pra cima criticando as postagens, as declarações e, a essa altura, desejando que ele nem existisse. Sabe qual foi o resultado disso? Uma quarta ridicularização envolvendo outra mulher negra, dessa vez o ator publicou o seguinte comentário: “Falta de beleza, feiura!. Pelo amor de Deus se olhe no espelho... só cuidado pra não quebrar... vai tomar no c...”.
Sustentando pelo apelido carinhoso de “Monkey”, macaco em inglês, dado pela namorada branca, Marcello não conseguiu reunir argumentos que desmentissem a propagação do racismo do qual foi acusado. Ele acredita que xingamentos é a melhor forma de rebater as críticas que recebeu, críticas muito bem embasadas para qualificá-lo como racista.
Diante de tudo isso só consigo pensar que é inaceitável e inimaginável, atitudes de extremo machismo e racismo partirem de um homem negro, com raízes no morro do Vidigal, Rio de Janeiro. Marcelo, em entrevistas, já revelou que sofreu preconceito e sabe muito bem o que é racismo, mas, aparentemente, ignorou tudo que viveu e esqueceu que a descriminação racial também atinge as mulheres. O ator tornou natural a ridicularização de mulheres negras chamando-as de “feias” e “otárias” sendo apoiado por vários fãs incondicionais. É assim que o racismo e o machismo funcionam, eles não nos deixam perceber a naturalização desses sentidos.
Acredito que a melhor forma de se desculpar de atos como esse é se retratando com todas as mulheres que foram ofendidas direta e indiretamente. Existe sim uma comunidade de ativistas negras que não apoiam esse tipo de manifestação nojenta de racismo. Desculpe-se Marcello, por ser um homem negro com fama nacional e não se preocupar com a luta contra a descriminação racial. Isso não te fará menos negro.

58 comentários:

  1. Certos negros, ao adquirir fama, dinheiro ou poder, repudiam suas origens, afastando-se delas, para se livrar das lembranças da pobreza e do racismo que o afetou na infancia e adolescencia. Tornam-se viracasacas, negativando e atacando os "seus", buscam no consumismo e no luxo do branco sua nova identidade. Isto não é racismo de negro contra negro, isso é traição, é burrice, é pobreza intelectual. Aliás, que recorre a palavrões e chingamentos para debater nas redes sociais, denota o nivel intelectual primario deste individuo idiota. Pasmem, um ator...esperava-se mais de um ator!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um pobre coitado vai ser sempre terceiro ator nunca chegará a nada pois a emissora que ele trabalha odeia negros

      Excluir
    2. Nossa, melhor comentário reginaldo bispo, é uma pena essa falta de educação vindo de um ator negro que deve ter passado por tantas coisas pra chegar lá, é muito burro.

      Excluir
    3. Pois é:
      "Se a Educação não for transformadora, a única vontade do oprimido, é transformar-se em opressor!"
      Paulo Freire

      Excluir
    4. Exato. E ele realmente nunca mais fez nenhuma novela. HAHAHA bem feito!

      Excluir
    5. eu gostava de velo atuando e de seu grupo que decepiçao

      Excluir
  2. É uma pena perceber a total falta de educação e o excesso de indelicadeza desse rapaz. Foi picado pela mosca azul e se transformou em um inocente útil. De fato, adotar uma postura racista não faz do negro menos negro. Apenas faz com que deixe transparecer uma postura extremamente equivocada.

    ResponderExcluir
  3. Racismo não é mais crime???
    Então é simples, além da retratação esse negro capitão do mato deve sofrer um belo processo embasado pelos comentários altamente racistas e pejorativos que fez,não apenas para uma mas para quatro mulheres negras.
    Ou será que pelo fato de ele ser negro não pode ser considerado racista, apenas se ele tivesse a pele clara , dois pesos duas medidas???
    É visível que, apesar de ele não olhar muito para o espelho pois o
    Mesmo acha que o dinheiro E a fama despigmentam a pele, é um racista sexista!
    Processo nele!

    ResponderExcluir
  4. Indignado. A luta contra o racismo no Brasil é muito difícil também por atitudes como essa, de pretos conhecidos do grande público. Não fomos derrotados pela violência da escravidão e nem seremos vencidos por essa preconceituosa discriminação.

    ResponderExcluir
  5. Trouxa ele, pois não imagina o que pode afetar sua carreira essa criancice.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que este verme ache que tendo um cracha da Globo o torna quase um caucasiano, acredito que ele deve achar tendo essa atitude vá chegar a ser o protagonista da novela das 21:00....Obs: Ator, cantor e compositor? Falta muito ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueçam a globo é uma empresa e pense q o funcionário que fez essa barbaria não associe pessoa física com a jurídica
      Ele me feriu indiretamente o Marcello e não a globo

      Excluir
  7. Decepcionada... Não era fã incondicional dele, mas achava que ele era um ser humano melhor, justamente por causa da história de vida dele.

    ResponderExcluir
  8. Este sujeito tem que sofrer punição, que tal aciona-lo juridicamente exigindo retratação.

    ResponderExcluir
  9. Criancice não, burrice mesmo. O cara é burro de nascença. O que é dele ta guardado. Vaie ter filhos e serão negros de qualquer forma. Ai o bicho vai pegar.

    ResponderExcluir
  10. Marijane... excelente dar destaque para este história absurda!!! Vamos compartilhar para que todos saibam quem é esta pessoa... ohhh... discriminar saiu como descriminar em seu texto tá???!!!

    ResponderExcluir
  11. É quem sabe agora essas fãs aprendem que nem todos os ídolos delas são o que elas pensam, o cara até ontem era mais um Zé ninguém hoje acha que o Crachá da Globo ele ficou Branco, o idiota deve ser ignorado por todos nós, e tomara que ele sinta na pele novamente o próprio racismo pra ele se lembra de que aconteça o que aconteça ele nunca será branco !!!

    ResponderExcluir
  12. Isso me envergonha profundamente e me deixa sem esperança de viver em um mundo com igualdade racial.

    ResponderExcluir
  13. ooo do sera mais um ator negro que sera descartado quando nao for mais util

    ResponderExcluir
  14. Vocês estão atacando um ator, mas quem postou era fake dele, O perfil original do Marcello é esse https://www.facebook.com/oficial.mjr/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é que se aprofundem as investigações sobre tais fatos, a fim de que não se cometa injustiças julgando pessoas pelo que, simplesmente, se lê nas redes sociais. Caso, seja verdadeiro devemos de forma justa solicitar ou aceitar o contraditório, chega de apanhar de nós mesmos, muitas vezes sem culpa comprovada.

      Excluir
  15. Só pq ela é negra a pessoa é obrigada falar que está bonita?Esqueci que aqui no Brasil falar que pessoa negra é feia é preconceito, mais chamar uma pessoa de branquela não é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que perde a chance de ficar calada . O que está sendo questionado é o racismo embutido nos padrões debeleza impostos , ou vc acha mesmo que todo preto é naturalmente feio e todo branco naturalmente bonito como querem impor ???

      Excluir
    2. Também não vi ele falando de negra, branca, rosa... Se fosse uns branca, loira com esse corte e ele, como qualquer um faz, reproduzisse a imagem, haveria todo esse caos? Eu sou negra e só entendi quando fui ler o que a galera da notícia escreveu, ressaltando toda hora "mulher negra"... Antes disso tinha visto uma mulher com cabelo der corte zoado. A diferenciação entre as pessoas, quem faz, é quem vê diferença.

      Excluir
    3. Disse tudo, Rose! Preconceito com negro não pode, claro! Com branco também não! Falar "branquelo" não é preconceito, falar "neguinho, sim. Vai entender? Sou contra qualquer tipo de preconceito seja a pessoa branca ou negra, somos todos iguais. Loira é chamada de burra, de oxigenada, de cabelo de capim e ninguém fala nada. Aff!

      Excluir
    4. Muito bem Rose, acho que as pessoas desaprenderam até interpretar textos. Porque ele chingou e coisa e tal. Cadê o racismo ai. Os que criticam tem que aprender o significado das palavras antes de sair criticando ou apoiando, não seja um levado, use sua cabeça não pense com as pontas dos dedos.

      Excluir
  16. Minha gente, eu discordo! E se ele publicou mesmo em seu instagran o quer que tem? Vejo que fala sobre o cabelo dela e não pela cor, assim como está escrito na foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chamam loira de burra e oxigenada, e não tem problema nenhum, estranho, né?! haha

      Excluir
    2. Estranho é você não ter lido vírgula do que foi escrito e pega o bonde andando. Quer debater sobre? Estuda sobre o assunto ao invés de sair escrevendo asneiras repetidas, pensar dói muito?

      Excluir
    3. essa mesma loira ou suas ancestrais foram acorrentadas a árvores, levaram chicotadas, foram transportadas em navios como mercadorias e tinham seus nomes ignorados sendo chamadas por números?! foram segregadas em campos nazistas, em ônibus americanos, em escolas, levaram tiro de graça voltando para casa pois "pareciam suspeitas"?! acho que não. então tira essa merda de argumento da balança porque não é argumento: é mimimi desequilibrado.

      Excluir
    4. Você REALMENTE quer um tratamento diferenciado pela sua cor ou pelo sofrimento dos seus ancestrais? Você está sendo racista se menosprezando se julgando incapaz de competir frente às oportunidades, em um mundo capitalista como o nosso não existe histórinha de cordeiro pele e sim o resultado de cada um que faz a diferença. Eu tenho essa mesma raiz e estou cansando desse mimimi desequilibrado e essa mesma argumentação sem sentido, fico triste em ver que muitos ainda pensam assim, querendo esse tratamento diferenciado e racista.

      Excluir
  17. Isso é péssimo pra um ator. Alguém que tem a obrigação de fazer o diferencial, quebrar dogmas. Ele agiu como um ignorante. É um cara com complexo de inferioridade que pra se sentir superior tem que reduzir alguem. Tem que procurar um psicólogo urgente.

    ResponderExcluir
  18. O melhor a se fazer nesse caso, claro, é que todas as ofendidas entrem na justiça contra ele. Simples assim

    ResponderExcluir
  19. Eu era fã de carteirinha desse talentoso Ator, porém talento sem consciencia é o mesmo que ser rico, porem indigente cultural.Mais que a ilusão alimnentada por alguns Negros. Classificados como "dera ceros "por isso optam por serem incolor.Não passam de amebas, unicelulares restos de escremento fétido a nos envergonhar.UUUUUUUUUUHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!! FORA PORCO RACISTA

    ResponderExcluir
  20. O certo, conforme a coerência textual exigida acima, é "discriminação".

    ResponderExcluir
  21. Trata-se de um homem ignorante. Deveria voltar aos bancos escolares para saber que atores têm obrigação de se ilustrar. Esta é mais uma constatação da forçada de quem sofreu uma forte alienação e ainda não sabe como sair dela. Logo ele perceberá qual lugar foi determinado para ele no universo artístico brasileiro o qual acredita ter conquistado.

    ResponderExcluir
  22. Nada haver tantas postagens de piada e ricularização de tudo e todos,agora só por que a menina é negra gerou essa polêmica toda...nao concordo com a ridicularização das pessoas,mas hoje em dia ninguem pode falar ou fazer nada que é racista ou homofóbico...ai os intelectuais da net defendem idéias igualitarias que não acreditam e nem botam em prática...vamos sair do pc e vamos lutar de verdade no mundo real

    ResponderExcluir
  23. Ele é racista como existem muitos outros negros que são.
    Isso só vai acabar quando pessoas ignorantes entenderem que somos uma só raça ;"A RAÇA HUMANA ".
    Atitude de pessoas ignorantes e desprovidas de educação e carinho, e que por ter conseguido alcançar um patamar de vida melhor, se acha melhor que os outros.
    Ele é racista sim, como muitos e muitos outros por aí à fora.
    Negros, brancos, pardos etc...
    Existem em todas as etinias.
    Então vamos condenar este panaca racista sim.
    E se depender de mim vamos divulgar está atitude tão desprezível deste cidadão.

    ResponderExcluir
  24. Bom acho que o ser humano primeiro deveria se auto avaliar antes de julgar o outro. Segundo não estou defendendo o ator, mas se outra pessoa sem ser global falace da fisionomia da mulher, alguém defenderia ela?
    Vamos para de falar da vida dos outros vejam o nosso governantes eles estão fazendo a desigualdade racial, moral, social...

    ResponderExcluir
  25. Cadê o racismo q eu não vi em lugar nenhum, o cabelo da mulher tá muito feio mesmo e foi sobre isso muitas pessoas já compartilharam essa foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, vocês nunca veem racismo em nada, nem sei o que querem aqui, não é assunto de vocês!

      Excluir
    2. Eu não vi, vc viu? Coloca aí então onde ele foi racista.

      Excluir
  26. Na minha opinião não foi por ser negra ou não, foi o cabelo que ele estava querendo fazer piada, poderia ser uma mulher branca ali com o mesmo cabelo que ele iria ridicularizar da mesma forma. Então na minha humilde opinião não foi por racismo ou qualquer coisa do tipo, foi uma critica idiota ao cabelo da mulher que aposto que ninguém aqui achou legal.

    ResponderExcluir
  27. Ta difícil, pois hj em dia td é racismo,no q seje conveniente é claro,mais o real preconceito MSM não é combatido na prática,mais fazer oq né cada qual com seu ponto de vista!

    ResponderExcluir
  28. "Ovelha branca da raça, traidor!
    Vendeu a alma ao inimigo, renegou sua cor!
    Mas nosso júri é racional, não falha!
    Não somos fãs de canalha!

    Existe um velho ditado do cativeiro que diz:
    que o negro sem orgulho é fraco e infeliz.
    Como uma grande árvore que não tem raiz.
    Mas se assim você quis, então terá que pagar!..."

    Link: http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/juri-racional.html#ixzz417NrkRaG

    ResponderExcluir
  29. Vocês estão de brincadeira, né?
    A autora desse texto SOU EU - GABI PORFÍRIO - e ele foi publicado original e EXCLUSIVAMENTE para o Blogueiras Negras (http://blogueirasnegras.org/2015/02/20/o-que-acontece-quando-nao-nos-calamos/)

    Tenham a decência de consertar a autoria, de dar os créditos: trabalho intelectual de mulher preta não é bagunça!

    ResponderExcluir
  30. É pura coincidencia ou esse texto se parece muito com este aqui?

    http://blogueirasnegras.org/2015/02/20/o-que-acontece-quando-nao-nos-calamos/

    ResponderExcluir
  31. Ele deveria seguir o exemplo de grandes atores negros como: Lazaro ramos, Tony tornado etc. Porém não sei se tem personalidade e talento para tal.

    ResponderExcluir
  32. QUANTO MIMIMI MEU DEUS, SE FOSSE O ZÉ DO BRIOCO POSTANDO NAO TERIA ESSA IMPORTANCIA TODA, QUE BOSTA ESSA GENTE QUE PROCURA PELO EM OVO

    ResponderExcluir
  33. Que infelicidade ver negros descompreendidos. Principalmente tratando-se de pessoas que estão na mídia e são referências para a negrada! Por favor negros: VOCÊS NÃO SÃO OBRIGADOS A FALAR O QUE PENSAM, MAS SÃO OBRIGADOS A PENSAR O QUE FALAM. Amo minha raça e messo minhas palavras!

    ResponderExcluir
  34. Todo mundo posta essa foto só pq o cara é ator ridiculo

    ResponderExcluir
  35. Todo mundo posta essa foto só pq o cara é ator ridiculo

    ResponderExcluir
  36. Será que já raiou a liberdade?
    Ou sr foi tudo ilusão?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve.