segunda-feira, 9 de março de 2015

O grito após o nó na garganta


Descrição para cegos: a imagem mostra uma publicação do Facebook da estudante Gabriela Monteiro. À esquerda da foto, vê-se a estudante, cujos cabelos estão em movimento. À direita, há um texto da estudante.
Por Ítalo Di Lucena 

“Elas precisam pensar que podem, sim, machucar o outro com uma declaração que pode parecer simples.” A frase que nos faz refletir foi dita por Gabriela Monteiro, de 26 anos. A jovem é estudante do curso de Design de Moda na Puc-RIO e alega ter sido vítima de racismo por parte de duas professoras.
Segundo a estudante, no caso mais recente, ela teria sido chamada de “Leão”, pelos simples fato de assumir o seu cabelo natural. Essa não seria a primeira vez que as ofensas teriam acontecido. Inconformada, ela pediu ajuda. Gabriela denunciou as professoras por meio de um texto postado no Facebook.
Entre outras coisas, ela desabafa: “Sabe aquele nó na garganta, aquela angústia que você sente lá no fundo e a falta de certeza sobre qual o melhor caminho pra escolher?”
E aí, qual o melhor caminho a ser seguido? Levar as ofensas na brincadeira? Procurar as autoridades? Informar à instituição de ensino o fato? Ela fez mais que isso. A estudante compartilhou os medos, as inseguranças e as angústias com o mundo. O grito de socorro nas redes sociais também veio como um grito de liberdade. Ela ganhou apoio, teve o texto curtido, comentado, compartilhado e aplaudido.
De forma pacífica, a jovem expôs o problema e se colocou no papel de espelho. Espelho de milhares de pessoas que não têm a mesma coragem de Gabriela e sofrem com o preconceito vindo até de quem menos se espera: pessoas que deveriam educar.




Um comentário:

  1. Como pode isso e inaceitavel um cara com raizes tao fortes se tao fraco ao ponto de usa de racismo o mesmo de suas origens poi eu repudio toda forma de racismo pois sou filho de negro fui adotado por negros pois tenho a cor parda mais me considero negro negao preto seja la como for chega nao da mais pra atura.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve.