terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ruim é o seu preconceito

Descrição para cegos: a foto preto e branco mostra o rosto de uma jovem negra, que sorri para a câmera.
Por Marijane Mendes
A ditadura do cabelo liso é uma construção social, uma opção de quem realmente quer mudar ou acha mais fácil e bonito ter um cabelo desse tipo. Essa construção nasce entrelaçada ao preconceito racial tornando-se parte da destruição da autoestima de meninas negras, que se tornam mulheres sem conhecer seu verdadeiro cabelo por, desde cedo, terem aprendido a negá-lo.
O termo “cabelo ruim” é empregado para se referir a cabelos crespos, pois cabelo “bom” é cabelo liso e à medida que se carrega algo ruim no seu corpo como pode ter autoestima? É um ato político assumir a estética negra em uma sociedade em que as normas e padrões eurocêntricos já estão enraizados na cultura e sustentados pelo tripé da ditadura do alisamento, chapinha e progressiva.

As atitudes racistas direcionadas ao cabelo afro estão de tal forma naturalizadas que é possível encontrar pessoas que se sentem confortáveis em chamar um cabelo de “duro” ou “ruim”, para se referirem ao cabelo mais crespo, aqueles que não formam cachos. Essa construção é reproduzida de forma natural quando não queremos ser o que somos e nem parecer com o que parecemos.
Para as relações étnicos raciais, o cabelo é determinante, gostar do cabelo é sobretudo gostar do corpo. Admirar e enaltecer a própria imagem, reforçar a beleza da cor da pele, ter o sentimento de pertencimento a sua raça e acima de tudo se sentir bem com a própria imagem, é o que realmente importa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.