quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O espelho da mídia

Descrição para cegos: a ilustração retrata uma mulher negra, de cabelo black power e flor branca na cabeça, tendo à frente um grande ponto de interrogação.
Já observou qual a representação da mulher negra nos programas de televisão? Ou, se você é negra e está lendo este post, já se identificou com essas imagens? Do estereótipo à sexualização, este tem sido o viés de reprodução da mulher negra no cotidiano televisivo. Para explicar esse contexto o PortalGeledés traz um texto, revisto e ampliado, que aborda essa temática. O documento foi apresentado na abertura da Semana da Consciência Negra da Escola Municipal da Palestina, em novembro de 2013. 
(Poliana Lemos)

A representação social da mulher negra nos programas de TV: do estereótipo à sexualização
O Brasil viveu mais de 300 anos, mais precisamente 358 anos de regime escravista negro africana. A historiografia nos diz que homens, mulheres e crianças foram sequestradas de várias regiões de África e trazidas para o Brasil a fim de servir o sistema comercial e exploratório que a escravidão perpetuou.
Mulheres africanas que aqui aportaram vilmente tiveram sua força de TRABALHO explorada, sua cultura expropriada, e sua sexualidade abusada.
Para atender às necessidades do regime em que foram postas, negras escravizadas desde muito cedo foram forçadas a trabalhar para garantir o conforto das mulheres brancas portuguesas – sinhás – lavando, passando, cozinhando, cuidando dos filhos e servindo de ganhadeira (escravas de ganho; executavam atividades remuneradas, e entregavam a (o) senhor/senhora uma quota diária do pagamento recebido). E não somente isso, a escravizada também “servia” sexualmente ao seu senhor, que, por ser propriedade, era lhe dado o uso que fosse julgado conveniente, inclusive o de ser estuprada para satisfazer os impulsos sexuais dos senhores de engenho. E ainda há quem diga que as relações entre senhores brancos e escravizadas negras foram consensuais.
Leia a matéria completa em:
http://www.geledes.org.br/representacao-social-da-mulher-negra-nos-programas-de-tv-estereotipo-sexualizacao/#axzz3AVdoallM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.