quarta-feira, 21 de maio de 2014

O que é quilombo?


Descrição para cegos: a ilustração traz o mapa da Paraíba com diversas divisões, mostrando os lugares onde estão os quilombos.
    Foto: AACADE

    O que você imagina ao ler a palavra QUILOMBO? Cotidianamente é comum as pessoas relacionarem as comunidades quilombolas a um local que abriga negros fugitivos. Essa ideia provém da época da escravização, mas atualmente não faz tanto sentido.
    Como foi informado na primeira postagem desse blog, a identidade étnica de um grupo é a base para sua forma de organização, de sua relação com os demais grupos e de sua ação política. Os fatores comuns definem a etnicidade de um povo.
   Com os quilombolas não é diferente, pois eles são grupos étnicos que se formam a partir das relações com a terra, o parentesco, a ancestralidade e as culturas próprias. As comunidades quilombolas também podem ser entendidas como um símbolo de resistência cultural.
    A maioria das comunidades quilombolas estão situadas em zonas rurais de difícil acesso onde falta água tratada, energia elétrica e, principalmente, educação. A construção de políticas pedagógicas educacionais nos quilombos tem que ser efetivada de acordo com as experiências das pessoas pertencentes àquela comunidade; por exemplo as relações na família, as tradições culturais e religiosas e o trabalho com a terra.
    Uma lei instituída em 2003 traz uma alternativa para valorização da cultura e da história quilombola e desconstrói os estigmas relacionados a essa população. A lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e a luta dos negros no Brasil e a formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
    Na Paraíba existem 39 comunidades quilombolas identificadas. Destas, 37 são certificadas pela Fundação Cultural Palmares, que totaliza cerca de 2.500 famílias.
Thais Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.