segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Kunumi MC - rapper, escritor e ativista indígena

Descrição para cegos: foto de Kunumi em uma floresta, usando um cocar e colares indígenas. Na parte esquerda da imagem, aparece o rosto dele desfocado. No centro, seu nome e título da música “O Kunumi Chegou”.

Por Taísa Fervie

Rapper, escritor e ativista das causas e direitos indígenas, o adolescente Werá Jeguaka Mirim é da aldeia Krukutu, zona sul de São Paulo. De etnia guarani m’byá, usa o nome artístico Kunumi MC.
        Ainda na infância, Kunumi publicou dois livros. O primeiro, Kunumi Guarani, narra sobre sua casa, brincadeiras e o seu dia a dia na aldeia. Já nos Contos dos Curumins Guarani, ele apresenta oito histórias que retratam um pouco do modo de vida do povo guarani.

Em 2014, na abertura da Copa do Mundo de Futebol, Werá foi uma das crianças que entraram em campo para soltar as pombas da paz. Após esse momento, ele estendeu para o mundo o protesto dos povos indígenas do país, com uma faixa vermelha escrita “DEMARCAÇÃO JÁ”.
Neste ano, lançou seu primeiro álbum My bloond is red, que conta com seis faixas. Nele, Kunumi aborda, através das rimas, a sua cultura, e utiliza-se da música para se manifestar sobre as causas indígenas, como a demarcação de terras e direitos desses povos. Veja a letra de “O Kunumi chegou”:

"Tem que ter fé nego,
Porque nela que estão as nossas forças.
Tem que querer e querer!

Lutar pelo povo e ser o que é
Na multidão, você não é o melhor
Mas pode agir como ela
Sempre com humildade, raciocínio consciente
Grave isso em sua mente

Posso fazer um rap
Cantando
Rimando
Pedindo
Pela demarcação

Jovem "negô" rimando poeta eu sou!
Sou o Kunumi, luto pelo povo
E hoje eu sou assim...

Luto, por causa do meu povo
E por causa dos negros
Que são muito humilhados

Nego, o Kunumi chegou
E o que vale em cheque mate com meu povo hoje estou

Poesia
E um esporte corretiva poderá mudar o mundo
Sem briga, e com democracia
Raciocínio consciente do "meu sangue é diferente"
Rimando, um índio consciente

Rap indígena
E o meu povo me inspira
Fumando petingua, encontramos bom lugar
Rimando, a rima consciente
Somos "o cara que defende" é

Nego, o Kunumi chegou
Tentando demarcar e é zika para lutar
Nego o Kunumi chegou
Tentando demarcar e salvar o nosso estar"

Canal no YouTube: Kunumi MC Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.