segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Jogo conta histórias do povo indígena Huni Kuin


Descrição para cegos: página inicial do jogo. Nela se destaca um tronco de árvore no meio da floresta. No centro aparece o desenho de uma jiboia pronta para dar um bote, no estilo da tribo, e o nome do jogo “Huni Kuin”. 

Por Taísa Fervie

Huni Kuin: Yube Baitana (os caminhos da jiboia) é um jogo eletrônico que retrata a cultura do povo Huni Kuin (Kaxinawá), que habita a região do Rio Jordão, no Acre. O projeto foi desenvolvido de forma colaborativa por antropólogos, programadores, artistas e indígenas do povo Kaxinawá.
Nele, um casal de gêmeos, um jovem caçador e uma pequena artesã são concebidos em sonhos pela jiboia Yube. Eles buscam ultrapassar desafios para se tornarem respectivamente um curandeiro e uma mestra dos desenhos. Ao alcançarem seus objetivos, terão obtido conhecimentos de seus ancestrais, dos animais, das plantas e dos espíritos.
Na cultura dos Huni Kuin, o desenho é denominado Kene Kuin, (desenho verdadeiro) e é considerado um elemento crucial na beleza da pessoa e das coisas, sendo uma marca indenitária desse povo. Essa atividade é realizada exclusivamente pelas mulheres da tribo, as que têm conhecimentos da arte do desenho, costumam sonhar sobre o assunto e são conhecidas como “mulheres piro” (desenhistas).
No game, o usuário passa as fases e conhece os cinco enredos vividos pelos gêmeos, chamados Shenipabu Miyui (história dos antigos): Yube Nawa Aĩbu, Siriani, Shumani, Kuĩ Dume Teneni e Huã Karu Yuxibu.
Com o propósito de levar ao público conhecimentos, experiências e memórias desse povo, como os cantos, grafismos, histórias, mitos e rituais, o jogo proporciona ao usuário um jeito diferente, inteligente e divertido de aprender sobre a cultura indígena. 
O jogo é gratuito e está disponível em quatro idiomas, hãtxa kuin (falado pelo povo Kaxinawá), português, inglês e espanhol, nas plataformas Windows, Mac e Linux. Para baixar e acessar as histórias narradas clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.