domingo, 4 de junho de 2017

MPF publica material didático contra o racismo

Descrição para cegos: capa da cartilha com
desenho de casal indígena com pintura típica
e cocares, acenando. Em torno deles há
vegetação e, no chão, entre os dois, há uma
tartaruga. No braço dela, há um sagui.
 Acima do desenho, o título da cartilha:
"Para fazer de nossa sociedade um lugar
livre de preconceito contra os povos indígenas"
Por Annaline Araújo
Um material didático em versão digital com informações para o combate a atitudes preconceituosas, racistas e discriminatórias contra povos indígenas, foi publicado pelo Ministério Público Federal (MPF), em maio.
A produção do material é resultado de um acordo assinado em Santarém, no Pará, em outubro do ano passado. O MPF pediu à Justiça que obrigasse a União, o estado do Pará e o município a promoverem medidas educativas para combater o racismo contra indígenas no Estado.
A demanda da produção desse material se deu após denúncias registradas pelo MPF/PA mostrarem que atos discriminatórios contra os índios têm sido recorrentes no Estado, principalmente em ambientes escolares ou em meio a disputa pelo direito à terra.
O texto aponta ideias enraizadas na sociedade sobre o povo indígena camufladas de preconceito, discriminação e violência. São citados exemplos como primitivos, aculturados e preguiçosos e o próprio texto contrapõe essas ideias com respostas objetivas e bastante didáticas que desconstroem esses pensamentos.


O material foi assinado pela pedagoga Iára Elizabeth Souza Ferreira - Arapyun, especialista em coordenação pedagógica, e o estudante de Direito Cauã Nóbrega da Cruz Borari, professor da Língua Nheengatu (pertence a família linguística tupi-guarani). O analista jurídico do MPF em Santarém, Rodrigo Magalhães de Oliveira, também colaborou.
A versão impressa terá 15 mil exemplares que serão distribuídos na rede pública de Santarém. A versão online está disponível para download aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.