terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

V Colóquio de Diversidade Étnica, com Estevão Palitot

Descrição para cegos: foto do professor Estevão Palitot sendo filmado durante o colóquio. Em primeiro plano aparece a câmera, em cujo visor se vê a imagem do convidado falando.

O professor Estevão Palitot foi o convidado da turma de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba para o V Colóquio sobre Diversidade Étnica, ocorrido no dia 29 de setembro de 2016. Docente do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da UFPB, ele leciona nos programas de pós-graduação em Antropologia e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. Graduado em Ciências Sociais e doutorado em Sociologia pela mesma universidade, Estevão tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia da Cultura, com ênfase em etnicidade e relações interétnicas, atuando principalmente nos seguintes temas: índios potiguara, territorialização, fluxos culturais e etnicidade. O Colóquio foi organizado por Carmem Ferreira, Danilo Monteiro, Juliana Souza e Sinara Santos.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA:



1 -  Relações interétnicas
O professor explica as relações interétnicas e os processos de constituição e viabilização de grupos étnicos indígenas em uma perspectiva histórica e antropológica.





2 – Territorialização indígena
- O convidado explana o processo de territorialização dos povos indígenas na Paraíba.




3 – Pautas anti-indígenas no Congresso
- Neste vídeo, o professor comenta o apoio que o presidente Temer recebe de uma bancada conservadora e ruralista no Congresso e as preocupações dos povos indígenas diante desta situação.




4 – PEC 55
- Estevão Palitot aborda as consequências para os povos indígenas caso a Proposta de Emenda Constitucional 55 seja aprovada. Essa PEC transfere do Executivo para o Legislativo a competência para demarcar terras indígenas, proíbe a ampliação de áreas já demarcadas e prevê indenização a grileiros e posseiros que tiverem de devolver terras invadidas.




5 – Estereótipos indígenas
- O professor comenta os estereótipos reforçados pela mídia (que os índios são “bons selvagens” e preguiçosos) e a necessidade de desconstrui-los. 




6 – Exclusão das culturas indígena e negra no ensino médio
- Estevão Palitot comenta a situação do ensino da história e cultura negra e indígena no Brasil com a proposta de reforma do ensino médio nas escolas públicas, que torna optativas disciplinas como Filosofia, Sociologia, História e Artes.




7 – Políticas afirmativas
- O professor destaca a importância de políticas afirmativas para o ingresso de negros e índios nas universidades.




8 – Políticas de permanência na UFPB
- O professor Estevão Palitot discorre sobre a situação das políticas para permanência de estudantes negros e indígenas na Universidade Federal da Paraíba.




9 – Inserção de indígenas no mercado de trabalho
 - O professor fala sobre os indígenas no mercado de trabalho e a falta de oportunidades.




10 – Etnia e raça
- O professor Estevão Palitot explica a diferença entre os conceitos de etnia e raça.




11 –Empoderamentos indígena e afro-brasileiro

- O professor explica como as manifestações culturais das tradições de indígenas e afro descentes auxiliam no processo de empoderamento e fortalecimento das identidades desses povos.





12 –PET Indígena
- Estevão Palitot, coordenador do PET Indígena (Programa de Educação Tutorial da UFPB), explica esse programa.




13 – Imposição religiosa

- O professor Estevão Palitot comenta o processo histórico de colonização e catequização dos índios e a capacidade de atuação e protagonismo indígena.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.