quinta-feira, 13 de julho de 2017

VI Colóquio de Diversidade Étnica, com Cláudia Lago

Descrição para cegos: foto da professora Cláudia Lago falando durante o colóquio. Na parte inferior da foto aparece em primeiro plano a câmera filmando, mostrando a imagem dela no visor.

A professora Cláudia Cristina do Lago Borges, do Departamento de História da UFPB, foi a convidada da turma de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba para o VI Colóquio de Diversidade Étnica, ocorrido no dia 27 de abril de 2017. Ela é Mestra e Doutora em História com pesquisas nas áreas de História Indígena e do Ensino de História. No colóquio organizado por Annaline Araújo, Beatriz Lauria, Elizabeth Souza e Priscila Monteiro ela abordou questões como o estereótipo indígena, representatividade negra, a diferença entre identificação e apropriação cultural, restauração da língua tupi-guarani e os projetos que incentivam a memória do povo indígena.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA:

1 - Políticas indigenistas
A professora destaca a forma como o cenário político atual é prejudicial às políticas indigenistas e como o atual governo tem tentado reprimir as manifestações do povo indígena.




2 - Direitos indígenas desrespeitados
Neste vídeo, a professora Cláudia Lago fala sobre a negligência com os direitos dos povos indígenas, atuação da Funai e o estereótipo do índio retratado na mídia como desocupado.



3 - Dia do índio
A professora explica a criação do Dia do Índio e como as ideias que envolveram a iniciativa se perpetuam na sociedade, fortalecendo a imagem deturpada a respeito dos povos indígenas.



4 – A Operação Potiguara
Neste vídeo, a convidada aborda o caso de uma operação da Polícia Civil da Paraíba contra o tráfico de drogas batizada “Operação Potiguara” e diz que esse tipo de atitude contribui para o preconceito, a intolerância e o desrespeito dos povos indígenas.



5 - Evasão de estudantes indígenas nas universidades
A professora Cláudia Lago aborda a questão da evasão de estudantes indígenas das universidades e fala das políticas necessárias para reverter esse cenário.



6 - Exclusão de história do Ensino Médio
Neste vídeo, a convidada fala sobre a consequência da exclusão das disciplinas história, sociologia e filosofia do currículo do Ensino Médio, para o esquecimento da construção da identidade do Brasil.



7 - Ensino da cultura indígena nas escolas
A professora fala sobre o seu projeto “Memórias e identidades indígenas na Paraíba, uma relação com o ensino, a cultura e a etnohistória” nas escolas de João Pessoa.



8 - Negros e indígenas na mídia
A convidada fala sobre o espaço para a representatividade negra e indígena na mídia brasileira.



9 - Identidade indígena
A professora Cláudia Lago fala sobre a importância de se assumir a identidade indígena, como também a quebra de estereótipos para se sentir pertencente a etnia. 



10 - Identidade cultural de indígenas e negros
A convidada Cláudia Lago fala do esquecimento da identidade cultural dos indígenas e negros desde o período colonial brasileiro e do papel das missões cristãs em territórios indígenas.



11 - Identidade e apropriação cultural
Neste vídeo, a professora Cláudia Lago explica o que é e expõe a problemática acerca da identidade cultural e da apropriação cultural.



12 – Resgate da memória de negros e indígenas
A professora Cláudia Lago fala sobre a falta de informações as dificuldades para se resgatar a memória e a história de quem tem descendência negra ou indígena.



13 - Projetos que preservam a memória
Aqui a professora fala sobre alguns projetos que incentivam a preservação das memórias indígena e negra.



14 - Resgate da língua tupi-guarani
A professora fala sobre a importância do resgate do idioma indígena, o tupi-guarani, como forma de resistência cultural.



15 - Turismo em terras indígenas
Aqui a professora Cláudia Lago fala sobre os impactos causados pelo turismo em terras indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.