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Descrição para cegos: a imagem mostra Tainara Jovino, ela está sentada e sorri para a câmera. Ao fundo, estão uma praia e algumas palmeiras. |
Por
Jullyane Baltar
Dentro
do tema Educação em Direitos Humanos e
Educação das Relações Étnico-Raciais: Desafios para a Promoção da Igualdade,
Cidadania e Democratização do Espaço Escolar, a mestranda em Direitos
Humanos pela Universidade Federal de Goiás, Tainara Jovino, apresentou sua
pesquisa com abordagem específica em Educação
das Relações Étnico-Raciais no contexto da Rede Municipal de Educação de
Goiânia, no VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos da UFPB, realizado de 8 a 12 de dezembro do ano passado.
Durante
a pesquisa de campo, ela foi orientada pela Secretaria Municipal de Educação de
Goiânia a procurar a Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, que estaria
trabalhando com a perspectiva da lei 10.639/11.645, que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da
rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura
Afro-Brasileira e Indígena” nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio
brasileiras.
O foco de sua pesquisa foi saber como essa lei estava sendo aplicada e desenvolvida dentro da escola, buscando descobrir quais os significados, os valores e as representações que são feitas sobre essas culturas. E, por fim, se os métodos utilizados estavam apresentando resultados positivos, se estavam atendendo às diretrizes para as quais foram propostas, tais como: promover a superação do racismo e depois suscitar a igualdade entre os indivíduos. Isso avaliando, principalmente, se essa educação desenvolvida está surtindo efeitos significativos no combate à discriminação de raças.
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